mercredi 21 décembre 2016



Fênix Acupuntura - Terapias Naturais

Deseja a todos
um lindo ano de 2017, ano do Galo de Fogo no horóscopo chinês!
Planejem para executar e tenham muito sucesso em todos os empreendimentos!



Que os sonhos de suas listas se tornem realidade
Que nossa Terra e sua listinha possa ser atendida porque ela grita por paz, amor, equilíbrio e decência!
Que todos nós e nossa Terra sejamos atendidos prontamente por todas as forças positivas do Universo!


Nossa agenda de 2017 já está aberta!
Venha para a Fênix!
Avenida Nossa Sra. de Copacabana 195/804
21-997774650 (Vivo/Whatsapp)

#fenixacupuntura
#fenixatn
#renatamatosacupunturista
#renatamatosacupuntura
#fenixterapiasnaturais



dimanche 27 novembre 2016

Começando a mudar os hábitos


Há muito que mudar no nosso quotidiano para chegarmos a hábitos de vida e saúde ótimos.

Normalmente nos empolgamos com uma reportagem ou com uma nova dieta ou com uma rotina nova sugerida que, por serem complexas, acabam se tornando um grande impulso de segunda-feira que não conseguimos repetir.

Portanto, há que começar pequeno. É mais fácil dar um passo que dar um salto. Subir degraus de um a um que dar uma grande pernada e pular mais que dois de uma só vez.

Então vamos ao básico:

1 - Alimentação saudável.

Mas o que é saudável? Que tal abrir a escuta interna, observar nosso menu diário e escolher algo que sabemos ser prejudicial ao organismo como: refrigerantes e açúcar refinado por exemplo?

Observe, não disse que você deve cortar refrigerante e açúcar mas que deve observar algo que seja igualmente danoso ao organismo e primeiro REDUZIR em quantidade até que possa CORTAR definitivamente.

Esta atitude pode ser ainda mais positiva se além de reduzir ou cortar pudermos incluir algo saudável que não estamos acostumados a consumir: uma fruta, verdura ou legume por exemplo.

  --------------------         

2 - Não ao sedentarismo.

Não é necessário se matricular no crossfit para ter um corpo saudável. Basta dar início ao movimento. Que tal simplesmente caminhar durante 10 a 15 minutos todos os dias? Trocar a escada rolante pela escada quando estiver se sentindo bem disposto? As caminhadas irão otimizar a circulação sanguínea, linfática e energética.


3 - Para uma boa noite de sono:


*Evitar comer no mínimo uma hora antes de dormir.

*Tentar dormir entre 22h e 23h no máximo para que o fígado possa ter o tempo disponível que precisa para limpar as toxinas de nosso sangue.

*Arejar o quarto antes de deitar para que o ar seja renovado.

*Fazer a higiene pessoal.

*Auto estímulo energético. 

Já se sabe que podemos estimular o corpo por áreas reflexas que possuem pontos que correspondem a partes distantes da nossa anatomia. Na Medicina Oriental, utilizamos a auriculoterapia, a reflexologia podal, a cranio-terapia chinesa e a YNSA (acupuntura craneana de Yamamoto), a Koryo (acupuntura coreana das mãos), entre outras.

Temos acesso a estas várias terapias nos consultórios de terapeutas acupunturistas mas podemos começar nosso trabalho em casa: antes de dormir, para ter uma boa noite de sono, após fazer a higiene pessoal, escovar os cabelos e massagear os pés. 

A escovação, além de levar a oleosidade natural a ser distribuída pelos fios, também estimula os pontos de acupuntura localizados na cabeça. Para quem tem cabelo crespo e não gosta de pentear os fios secos, basta utilizar as pontas dos dedos para massagear a cabeça tanto antes de dormir como no banho ao lavar o cabelo.

  --    

A massagem nos pés pode ser feita com o creme hidratante de escolha pessoal. Os dedos deslizam e esfregam os pés, dedos dos pés e pernas estimulando a circulação.

 --------    


" Toda mudança começa conosco e em nós."

mercredi 31 août 2016

A busca do equilíbrio

          O que é equilíbrio afinal?

          A nível de fisiologia, o equilíbrio está baseado na homeostase. Palavra de origem grega: homeo = semelhança e -stasis = ação. É portanto, nossa capacidade do nosso organismo manter constância de seu equilíbrio.
          Existe o equilíbrio dentro de nosso corpo, ou seja, da relação entre nosso órgãos e vísceras que são interligados e interdependentes, onde diversos sistemas funcionam simultaneamente: sistema digestivo, sistema respiratório, etc.

          Existe o equilíbrio entre o nosso corpo e o ambiente em que vivemos. Daí temos a relação que mantemos com a natureza, com nossa família, com a sociedade, com nossos colegas de trabalho, etc.

          Podemos entender, portanto, que equilíbrio não será jamais sinônimo de inércia ou estagnação e sim de constante movimento. Cada alimento que ingerimos, o ar que respiramos, o que vemos, o que ouvimos, tudo interfere nesta possibilidade da homeostase, pois somos afetados em todos os níveis nesta interação com o meio: afetados fisicamente, emocionalmente ou mentalmente.
          Para entender o que nos tira desta homeostase, deste equilíbrio a maior parte das vezes precário, temos que aprender a observar; ouvir nosso corpo, entender nossas reações diante das situações, conhecer as consequências de se ingerir uma qualidade de alimento e de absorver o impacto de uma crítica. Através da observação podemos aprender e então podemos escolher melhor o que comer, o que beber, onde ir, com quem estar, como agir. Observar a si mesmo, observar o meio e observar a natureza. Só assim este equilíbrio no movimento pode ser conquistado.
           A anamnese utilizada na Medicina Oriental é bastante interessante pois questionamos o paciente sobre coisas que muitas vezes ele jamais observou em si. Como a Medicina Oriental não separa o físico do emocional ou do mental, as perguntas são bem abrangentes: desde as características das fezes às emoções com as quais ele faz contato em diferentes momentos. O movimento está muito bem representado no símbolo do Yin/Yang que deixa claro o movimento assim como a existência do Yang dentro do Yin e vice-versa.

           Da mesma forma, a terapia faz com que o indivíduo verbalize seus pensamentos em construções que ele até então não havia organizado. Um movimento onde elementos pré-existentes são evidenciados, relacionados e organizados, como um armário bagunçado que abrimos e constatamos a existência de objetos que nem lembrávamos.

           Na postagem anterior, falamos sobre os acessos do corpo e as diferentes formas de tratamento. O objetivo final de quaisquer destes tratamentos/terapias são o de fazer este equilíbrio algo mais constante. Isso significa que todos devemos nos tratar? Todos devemos fazer terapia? Respondo que não, ou que talvez, ou que sim… Não há resposta certa porque cada indivíduo é um mundo e ao se observar, se estudar e se conhecer, ele já está realizando um exercício de busca de equilíbrio. Se ele precisa ou não do outro para estimular este movimento, somente ele poderá responder.

Paz e Equilíbrio

mercredi 13 juillet 2016

Sobre Terapia

       Vocês já pensaram no que significa "terapia"?

       Entre a análise da etimologia da palavra e o efeito de uma terapia em nós pode-se dizer que seu objetivo é promover harmonia e bem estar ao indivíduo.
       Isto pode acontecer por diversos acessos: corpo, emoções, espírito, enfim. As possibilidades são infinitas.
       Trata-se sobretudo de uma forma do indivíduo acessar sua essência, experimentar o auto-conhecimento. Parece estranho que alguém que esteja sofrendo com uma enxaqueca ou uma tendinite possa estar buscando uma forma de resolução de conflito interno. Mas os estudos mostram que um sintoma também pode ser psicossomático e sua solução através de uma terapia como a acupuntura irá na contra-mão de uma causa emocional que se somatizou no físico e a cura partirá do físico para acessar o emocional. Falando de acupuntura, na realidade, esta separação não existe. O indivíduo é percebido de forma integral.
       Mas que tipo de terapia é adequada a uma ou outra pessoa?
       Há um movimento, uma necessidade premente que leva a esta integração, internalização, auto descoberta e que provoca mudanças por vezes catastróficas em nosso entorno. Esta ruptura, é o caos que vem através de um acidente, de uma doença, de uma crise ou da busca por uma nova atividade. Tudo isso tendo em comum um movimento auto-centrado, um movimento de reconstrução constante, um movimento que leva ao que deveríamos Ser e ainda não somos.
       Cada um busca a terapia ou atividade ou tratamento alternativo que melhor lhe convém. Isso acontece por afinidade. O que é bom para essa pessoa pode não ser necessariamente bom para a outra; pode não provocar o mesmo movimento de reconstrução, reparação e integração.
       O método terapeutico utilizado pode acontecer de uma forma lúdica como através da dança, da elaboração através da psicanálise pela palavra ou de psicoterapias corporais, pela cura de patologias que refletem também a somatização de problemas mais sutis como a acupuntura ou o shiatsu.
       O que é bom para você? O que é bom para mim?
       Busque e mova-se porque o movimento é a solução. Movimento transforma. E o movimento é natural e espontâneo.
Na Fenix Terapias Naturais trabalhamos com
PILATES,
DANÇA FLAMENCA (somente aulas privadas),
ACUPUNTURA,
PSICANÁLISE E
SHIATSU
     
Av. Nossa Sra. de Copacabana 195 sala 804

Agende sua sessão com Renata Chauvière Matos ! 21-997774650 (whatsapp/VIVO)

jeudi 2 juin 2016

Acupuntura Estética

A Acupuntura pode tratar e atuar como coadjuvante em todos os tipos de tratamento, inclusive no tratamento estético.
O primeiro passo é estabelecer a queixa principal do paciente; o que ele quer mudar e averiguar se a acupuntura é uma opção plausível. 
Sinais e sintomas como manchas na pele, obesidade, flacidez ou rugas, entre outros problemas que afetam a aparência, podem interferir na vida pessoal, profissional e social. É natural que busquemos formas de driblarmos os efeitos da má-alimentação, do sedentarismo acreditando que haja uma forma milagrosa. Não há. É necessário reavaliar escolhas, melhorar o estilo de vida.
A Medicina Oriental pode ser uma parceria ideal neste processo pois trata estes sinais e sintomas e atua diretamente na causa; na fonte. Assim, o indivíduo tem o impulso necessário para reequilibrar seu organismo como um todo, com a possibilidade de ser realmente saudável.
Na Fenix, fazemos sua avaliação, estabelecemos metas e dividimos os tratamentos em ciclos de 10 sessões.
Veja um pouco nesta reportagem. Anime-se e Agende sua avaliação.
Renata Chauvière Matos - Acupunturista

Fenix Acupuntura e Terapias Naturais
ACUPUNTURA E SHIATSU


Av. Nossa Sra. de Copacabana 195 sala 804

marcação: 21-997774650

*Em domicílio.Agende sua sessão e curta nossa página.Aceitamos pagamentos em cartão de débito e crédito.
https://www.facebook.com/fenixacupuntura
#‎fenixacupuntura
#‎fenixatn
#‎renatamatosacupunturista
#‎renatamatosacupuntura
#‎fenixterapiasnaturais

mardi 31 mai 2016

Shiatsu

O shiatsu é uma das técnicas complementares utilizadas na terapêutica da Medicina Tradicional Oriental que trabalha utilizando o toque dos dedos  com pressão. Em Japonês “Shi” significa dedos e “Atsu” significa pressão.
Esta pressão é exercida nos canais de energia denominados meridianos, buscando o reequilíbrio energético do corpo como um todo. Por esta razão, o shiatsu é tido como excelente tratamento preventivo.
Como os tratamentos da MTO abrangem tanto o nível físico como o emocional e o mental, o equilíbrio energético propiciado pelo shiatsu, além de exercer uma função preventiva no aspecto geral, também pode trazer um bem estar emocional, o relaxamento do corpo e consequentemente reduzir a tensão a que estamos submetidos diariamente nas grandes cidades.

MARQUE SUA AVALIAÇÃO.
Renata Chauvière Matos - Acupunturista

21 - 99 777 46 50 (VIVO / Whatsapp)


lundi 15 février 2016

A energia QI no nosso organismo
O Qi é nossa força vital. Pode ser traduzido pelo que modernamente chamamos de energia.Apesar disso,abrange um conceito muito mais amplo,já que, como diz Jean-Marc Eyssalet, "somos produzidos e atravessados pelo QI" que não pode ser resumido a "uma "coisa" que se pode mensurar ou contabilizar".

Esta energia (para usar o termo mais conhecido), flui em nosso corpo e está associada a um movimento constante. Na visão oriental, o equilíbrio é o movimento.

O movimento se dá tanto entre as polaridades Yin e Yang, assim como na relação entre os elementos terra, água, fogo, metal e madeira.

Nosso estado de saúde se dá quando este movimento se mantém harmônico. Se o Qi pára de fluir, se acumula, seu movimento cessa e o desequilíbrio acontece, provocando, entre outras coisas, dor.

Os métodos de tratamento desenvolvidos pela Medicina Tradicional Chinesa podem rearmonizar: agulhas, ventosa, moxa, etc.

Mas a verdadeira harmonia provém do equilíbrio diário, sendo assim, temos que recuperar nosso Qi pós celestial, aquele que adquirimos diariamente após o nascimento. 

Podemos fazer isto através da respiração, buscando estar em ambientes com ar limpo, respirar profundamente, com atenção focada no ar que entra e sai dos nossos pulmões, alimentando nosso corpo através deste elemento. 

Também podemos fazer isto através da alimentação, proporcionando ao nosso corpo refeições adequadas, equilíbrio na escolha do que ingerimos.

Através de uma boa anamnese, você poderá obter dicas para melhorar suas escolhas alimentares, você poderá receber tratamento de acupuntura para sintomas agudos ou crônicos e seguindo boas dicas para um estilo de vida saudável, estando pronto para mudanças necessárias, é possível manter este estado natural de saúde e equilíbrio.

Agende sua avaliação:


Renata Chauvière Matos - AcupunturistaFenix Acupuntura e Terapias Naturais:
ACUPUNTURA E SHIATSU

Av. Nossa Sra. de Copacabana 195 sala 804

https://www.facebook.com/fenixacupuntura‪#‎fenixacupuntura‬ ‪#‎fenixatn‬ ‪#‎renatamatosacupunturista‬‪#‎renatamatosacupuntura‬ #fenixterapiasnaturais



mercredi 6 janvier 2016

Ideologia Fênix

Nossa Ideologia

Não somos hoje quem éramos ontem. Vivemos num ciclo incessante de transformação. A cada dia uma pessoa diferente da que viveu o dia anterior.

Realizamos este processo de uma forma inconsciente e raramente na busca de sermos um todo e não partes que funcionam de forma independente.

Isso se reflete na forma como as pessoas nos enxergam e que fazem com que sejamos rotulados com adjetivos muitas vezes pejorativos, mas que sobretudo subtraem outras partes e funções que temos na vida diária; outras partes que somos.

Cumprimos muitos papéis, somos muitas coisas, temos muitas funções.

Na saúde, a especialização mostra resultados desta imagem fragmentada de nós e recebemos tratamento para nosso coração, coluna, mente, partes de nós. Parecem ter esquecido que formamos um todo.

Se as pessoas nos vêem de forma fragmentada, um rótulo, uma parte de corpo, é porque nos apresentamos e estamos assim: fragmentados.

Só que somos a soma de tudo que fazemos, estamos e somos e mais além.

O símbolo da Fênix encontra eco em diversas civilizações, é o pássaro de fogo que renasce das próprias cinzas, cujas lágrimas têm poder curativo. Ele traz para o que eu tenho como caminho de terapia, a possibilidade da transformação consciente; aquela que nos faz aproximar cada vez mais do potencial com o qual nascemos. 

Digo que é um processo consciente porque, como no mito, renascemos de nossas próprias cinzas diariamente. Passamos por avalanches físicas, emocionais, grandes golpes e a maioria de nós sai renovado, com novas forças para recomeçar. Então, isto não representa nossa capacidade de renascer de nossas próprias cinzas?

Nascemos com o potencial da perfeição em nós, mas diante dos desafios da vida, dos acontecimentos, nos fragmentamos e nos enfermamos. Assim, jamais concretizamos o que na visão Aristotélica chamamos de transformar “Potência em Ato”. No entanto, o potencial em nós se mantém, assim como na semente da laranja “não existe” a árvore mas a semente “é” a árvore.

Mas voltando à Fenix, temos um mito que fala também que este processo é individual. É uma busca de cada um. E isso faz com que a tão almejada cura seja na verdade, um processo de auto-cura.

Por quê?

Porque somente quando um indivíduo sente este ímpeto de juntar as próprias partes e se enxergar como um todo é que ele está pronto para iniciar um processo de auto-cura. Seus sintomas e sinais serão os motivadores para que se chegue à causa primordial. Se são muitos sinais e sintomas, serão muitas as causas. Se são muitas causas, serão muitos “renascimentos”. É a possibilidade da Fenix que se faz presente em nós. É a Potência que pode se fazer Ato. É a semente de algo ainda desconhecido e que porém já SOMOS.

Livrar-se de um sintoma, de um sinal, significa a capacidade de romper um padrão; um padrão que foi adquirido, afirmado e alimentado ao longo da vida; um padrão que trouxe, às vezes, enfermidades graves. Então, estar pronto para a auto-cura significa que temos que ser capazes de romper muitos padrões. Muitas vezes, um sintoma físico tem sua raiz num padrão emocional Então, é possível eliminar um sintoma sim, aliás, muitos buscam tão somente isto. Mas ao eliminar um sintoma, não significa que eliminamos sua causa e este sintoma irá reaparecer, talvez diferente, em outra parte do nosso corpo, em outro padrão comportamental. A causa segue dentro de nós.

Nesse processo, o terapeuta, o médico , o curador, não tem poder. Ele tem que estar aberto ao Ser que chega em seu consultório. Aberto a entender que aquela pessoa trará também elementos para que ele mesmo também inicie um processo de “renascimento”. Aberto a percepção de qual “ferramenta” ele utilizará para que aquele indivíduo tenha acesso ao processo de auto-cura. O terapeuta é parte ativa neste processo e deve se munir das ferramentas que servirão de estímulo para que este processo de rompimento do padrão aconteça.

É dentro desta filosofia que eu baseio a crença de que meu trabalho na Fênix ATN. 

A acupuntura é uma  ciência milenar que nunca fragmentou o Ser Humano e sempre o enxergou e tratou em todos os seus aspectos: físico, mental, emocional e espiritual. Dentro da Medicina Tradicional Oriental há diferentes técnicas, estilos, abordagens que fornecem um sem número de possibilidades de tratamento.

Me formei Acupunturista pela Escola Nakano Terapias Naturais. Como terapeuta, vou seguir numa busca incessante de somar ferramentas que possibilitem o rompimento deste padrão pelo indivíduo que se encontra pronto par entrar neste processo de auto-cura. O aprendizado nunca termina.

Para conhecer melhor o Ser Humano, também estudei na Sociedade de Psicanálise Sistêmica, conhecendo ferramentas como a Mitologia e a Terapia Transicional para conhecer melhor aqueles que vier a encontrar em meu caminho, aprendendo a  acessar o indivíduo através da escuta e da percepção, através de uma prática que tem sua base tanto na Psicanálise como na Psicologia Analítica, na Filosofia Oriental e conhecimentos que se somam e se complementam, jamais limitando, definindo ou rotulando.

A fusão de Oriente e Ocidente são o meu caminho. 

O poder da cura se encontra dentro de cada um. Das mãos do outro só pode chegar o estímulo e o apoio.


MARQUE SUA AVALIAÇÃO.
Renata Chauvière Matos - Acupunturista
21 - 99 777 46 50 (VIVO / Whatsapp)
Av. Nossa Sra. de Copacabana 195 sala 804