Há muito que mudar no nosso quotidiano para chegarmos a hábitos de vida e saúde ótimos.
Normalmente nos empolgamos com uma reportagem ou com uma nova dieta ou com uma rotina nova sugerida que, por serem complexas, acabam se tornando um grande impulso de segunda-feira que não conseguimos repetir.
Portanto, há que começar pequeno. É mais fácil dar um passo que dar um salto. Subir degraus de um a um que dar uma grande pernada e pular mais que dois de uma só vez.
Então vamos ao básico:
1 - Alimentação saudável.
Mas o que é saudável? Que tal abrir a escuta interna, observar nosso menu diário e escolher algo que sabemos ser prejudicial ao organismo como: refrigerantes e açúcar refinado por exemplo?
Observe, não disse que você deve cortar refrigerante e açúcar mas que deve observar algo que seja igualmente danoso ao organismo e primeiro REDUZIR em quantidade até que possa CORTAR definitivamente.
Esta atitude pode ser ainda mais positiva se além de reduzir ou cortar pudermos incluir algo saudável que não estamos acostumados a consumir: uma fruta, verdura ou legume por exemplo.
2 - Não ao sedentarismo.
Não é necessário se matricular no crossfit para ter um corpo saudável. Basta dar início ao movimento. Que tal simplesmente caminhar durante 10 a 15 minutos todos os dias? Trocar a escada rolante pela escada quando estiver se sentindo bem disposto? As caminhadas irão otimizar a circulação sanguínea, linfática e energética.
3 - Para uma boa noite de sono:
*Evitar comer no mínimo uma hora antes de dormir.
*Tentar dormir entre 22h e 23h no máximo para que o fígado possa ter o tempo disponível que precisa para limpar as toxinas de nosso sangue.
*Arejar o quarto antes de deitar para que o ar seja renovado.
*Fazer a higiene pessoal.
*Auto estímulo energético.
Já se sabe que podemos estimular o corpo por áreas reflexas que possuem pontos que correspondem a partes distantes da nossa anatomia. Na Medicina Oriental, utilizamos a auriculoterapia, a reflexologia podal, a cranio-terapia chinesa e a YNSA (acupuntura craneana de Yamamoto), a Koryo (acupuntura coreana das mãos), entre outras.
Temos acesso a estas várias terapias nos consultórios de terapeutas acupunturistas mas podemos começar nosso trabalho em casa: antes de dormir, para ter uma boa noite de sono, após fazer a higiene pessoal, escovar os cabelos e massagear os pés.
A escovação, além de levar a oleosidade natural a ser distribuída pelos fios, também estimula os pontos de acupuntura localizados na cabeça. Para quem tem cabelo crespo e não gosta de pentear os fios secos, basta utilizar as pontas dos dedos para massagear a cabeça tanto antes de dormir como no banho ao lavar o cabelo.
A massagem nos pés pode ser feita com o creme hidratante de escolha pessoal. Os dedos deslizam e esfregam os pés, dedos dos pés e pernas estimulando a circulação.
" Toda mudança começa conosco e em nós."