A limpeza das 5 vias de eliminação
(primeiro post da série Fênix - Saúde com Consciência)
Segundo o Dr Olivo Cárdenas Quintero, autor do livro "Vida, Saúde e Medicina Gnóstica", nossos canais de eliminação, aqueles que irão se livrar de resíduos e toxinas, devem estar liberados para que o corpo tenha sua energia fluindo livremente.
São eles:
Intestino
Fígado
Rins
Pulmão
Pele
Na Medicina Chinesa, a visão é a mesma quando falamos de cada Órgão e Víscera e dos Meridianos, nos quais a energia deve estar equilibrada, onde cada sistema tem sua porção yin e yang em movimento. Sim, movimento = equilíbrio. Eliminando o que tem que eliminar, fluindo como tem que fluir, cumprindo sua função.
Agende sua sessão:
21-997774650
Se cada uma das vias de eliminação está em movimento, não há estagnação destes resíduos. A limpeza é o primeiro passo para que, caso estes órgãos não estejam funcionando bem, passem a cumprir com o papel que lhes cabe.
Nos próximos posts vamos falar um pouco sobre cada um dando dias para que todos possamos começar a fazer este trabalho em casa, através da alimentação.
O primeiro passo é começar a repensar em nossas vidas. Observar como nos sentimos nos ambientes que frequentamos. Examinar fatores estressantes emocionalmente, ambientalmente, fisicamente… Voltar a entrar em contato com nosso corpo e perceber se comemos quando temos fome, ou se o fazemos mecanicamente; se bebemos quando temos sede ou se o fazemos mecanicamente; se dormimos e espairecemos quando necessitamos ou se ignoramos nossas necessidades. Que qualidade de comida comemos e que bebida bebemos? Nosso corpo é ativo ou sedentário?
Nosso corpo, mente e emoção estão num estado de saúde?
Sair da mecanicidade é o primeiro passo. Adquirir consciência é nosso propósito.
Neste primeiro momento portanto, gostaria de trazer uma reflexão que retomaremos após o último post desta série: vocês já pararam para pensar sobre o papel do Sistema Nervoso em nosso corpo? Já associaram este sistema à tão falada energia Kundalini que passa/circula por nossa coluna? Já pensou em como o Sistema Nervoso pode estar associado ao bom ou mau funcionamento destas vias de eliminação e dos sistemas de órgãos e vísceras?
Então vamos começar esta viagem.
O equilíbrio entre o Sistema Nervoso Simpático e Parassimpático são a essência dos protocolos de tratamento que aprendi recentemente no curso do Método Nagano. Nagano foi um acupunturista japonês, médico, que estabeleceu protocolos diversos para diferentes sinais e sintomas de doenças e obteve grande sucesso no conjunto de combinação de pontos e forma de agulhamento. Na nossa sociedade o Sistema Nervoso Periférico Simpático, devido aos altos índices de stress aos quais estamos submetidos diariamente, acaba secretando hormônios em excesso, o que faz com que seja comprometido o perfeito funcionamento de cada um dos sistemas de órgãos e vísceras tratados na Medicina Chinesa e por consequência, as tais vias de eliminação. Fica fácil de entendermos isto se pensarmos numa situacão de medo por exemplo: nosso batimento acelera, adrenalina é secretada e nos coloca em estado de alerta para que possamos reagir, certo? Bom, nas grandes cidades, vivemos isto incessantemente! Portanto, temos excesso de adrenalina e outros hormônios excitantes no corpo. E, pasmem! Nos viciamos nela! Sim! buscando mais emoções radicais em esportes, lazer, etc… Imaginem o que acontece com cada órgão de nosso corpo exposto a este excesso diariamente...
Claro, Nagano se baseou nos pontos clássicos e os utilizou de formas a potencializar os efeitos que ele buscava. Ou seja, a acupuntura, seja o estilo que for, tem a vantagem de rapidamente harmonizar estes sistemas para que o corpo possa atingir o estado de equilíbrio que deveria ser natural, a homeostase.
Mas, voltando ao Sistema Nervoso, se o mesmo está equilibrado, cada glândula secretará os hormônios corretos, cada órgão funcionará a todo potencial.
Veja neste site um pouco mais em detalhes da nossa fisiologia: http://www.afh.bio.br/nervoso/nervoso4.asp
Nas práticas espirituais costuma-se falar em duas coisas que encontraremos em comum em diferentes linhas de pensamento e crença: meditação e kundalini.
A meditação tem o poder de colocar nosso Sistema Nervoso Parassimpático em ação, o que equilibra o excesso de ação do nosso Sistema Nervoso Simpático durante o dia. Portanto, ela é indicada diariamente. Há muitas formas e propósitos de meditação. Escolha o seu.
A Kundalini, representada pelo caduceu, é a energia que sobe por nossa coluna vertebral. Portanto, ao trabalhar as energias da kundalini, estamos trabalhando diretamente com nossos órgãos a nível físico. Isto pode ser feito através de mantras ou vocalizações. Quando a energia sobe, desbloqueia os chamados chakras. Vou compartilhar o link do Instituto Gnosis Brasil, mas cada um pode buscar explicacões e formas de trabalhar segundo suas crenças. http://gnosisbrasil.com/artigos/metafisica/o-kundalini/
Mikio Sankey, acupunturista, autor de diversos livros, estudou diversas filosofias esotéricas incluindo Kabbalah e criou protocolos do que ele chama de Acupuntura Esotérica, onde se trabalhará cada chakra , desbloqueando a energia de cada um destes pontos, fazendo fluir a energia em cada um destes vórtices.
Você sabia que a cada chakra corresponde uma glândula endócrina?
Na Fênix Acupuntura - Terapias Naturais, tratamos nossos clientes com distintas técnicas, inclusive Método Nagano e Acupuntura Esotérica de Mikio Sankey. Também atendemos com Biomagnetismo. Conosco você poderá potencializar o tratamento dietético que iremos propor através destes próximos posts.
Agende sua sessão:
21-997774650
Para conhecer mais de Mikio Sankey: http://www.esotericacupuncture.com/dr-mikio-sankey/
Para saber um pouco sobre vocalização como é ensinada na Gnosis: http://gnosisbrasil.com/artigos/chakras-e-as-capacidades-ocultas-do-homem/ e meditação http://gnosisbrasil.com/artigos/meditacao-beneficios-e-vantagens/