A música e sua influência no corpo - uma visão da Acupuntura
Os órgãos e vísceras do corpo humano estão relacionado ao que a Medicina Tradicional Oriental chama de "Ciclo dos Cinco Movimentos". Os cinco movimentos acontecem entre os elementos Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água e o equilíbrio destes elementos no corpo é o que indica um estado de saúde.
Há muitas formas de colaborarmos com nosso corpo para a manutenção deste equilíbrio, que deveria ser natural, porém, que devido à vida moderna se torna cada vez mais difícil mesmo de alcançar, que dirá de manter.
Dentre estas formas de auxiliar o corpo estão obviamente as terapias várias, dentre as quais, a acupuntura e o shiatsu. Mas há também alimentação, respiração, exercícios, lazer e trabalho equilibrados e também a música!
No livro "Música e Acupuntura", podemos aprender muito. Abaixo, um pouquinho destas informações preciosas e que podemos facilmente agregar ao nosso dia a dia para colaborar no alcance deste desejável estado de equilíbrio:
"Segundo os chineses, o espírito dos cinco elementos se manifesta nas notas musicais e entra em sintonia com o ritmo dos cinco órgãos e das seis vísceras. A musicoterapia chinesa atribui a cada nota da escala pentatônica o poder de influenciar as emoções e o corpo humanos. Os cinco sons da música chinesa (Gong, Shang, Jiao, Zhi e Yu) estão relacionados aos cinco elementos e relacionam-se com vários aspectos da natureza, desde alimentos, cores, sabores emoções, órgãos, meridianos e pontos de Acupuntura. Cada nota da escala pentatônica gera uma escala ou modo de escala, na qual, cada modo evoca o elemento ao qual pertence."
Assim temos os modos de escala e suas relações com o corpo e com a música ocidental como segue:
*modo Jiao - Madeira - Fígado e Vesícula Biliar (Dó, Ré, Mi, Sol, Lá) - relativo ocidental (Jônico, lídio, pentatônicos maiores)
Sons da flauta de bambu e sopro em geral, que ajudam a extravasar a estagnação do excesso de Qi no organismo
Estilos Musicais: Rock, Mozart
*modo Zhi - Fogo - Coração, Intestino Delgado, Pericárdio e Energia Sexual (Sol, Lá, Dó, Ré, Mi) - relativo ocidental (Jônico, lídio e frígio)
Sons de cordas, inclusive elétricas, trompete, saxofone e cordas que ajudam a aumentar o Qi dentro do corpo
Exemplos musicais: Frevo, Beethoven
*modo Yu - Água - Rins (Lá, Dó, Ré, Mi, Sol) - relativo ocidental (eólio, dórico)
O som como do violoncelo que ajuda a fazer descender o Qi dentro do corpo.
Exemplos Musicais: Largos e adágios barrocos em tonalidade menor, música clássica romântica, música clássica chinesa, new age evocando estados primordiais e oceânicos, Schubert
*modo Gong - Terra - Baço, Pâncreas e Estômago (Mi, Sol, Lá, Ré, Dó, Ré) - relativo ocidental (modo mixolídio)
Sons de vasos, cerâmicas e ocarinas, derivados diretamente do elemento Terra, responsáveis por manter a estabilidade do elemento Qi dentro do corpo.
Exemplos musicais: Modas de viola, Bach, Bartok
*modo Shang - Metal - Pulmões (Ré, Mi, Sol, Lá, Dó) - relativo ocidental (dórico, eólio, lócrio)
Sons metálicos que induzem o Qi dentro do corpo, mantém a atenção e fazem concentrar. Instrumentos de Metal incluindo gongo, carrilhões, sinos tibetanos e japoneses, xilofones, sinos.
Exemplos musicais: Chopin, compositores impressionistas do início do século XX como Debussy, jazz, Stravinsky.***
Que órgãos do seu corpo precisam de estímulo neste momento?
Vamos ouvir música?
Agende seu atendimento de Acupuntura e Shiatsu:
21-997774650
Renata Chauvière Matos
Fenix Acupuntura - Terapias Naturais
*** Trechos retirados do livro: Música e Acupuntura de Augusto Weber. São Paulo: Editora Roca, 2004
Aucun commentaire:
Enregistrer un commentaire